terça-feira, 3 de novembro de 2015

Petrópolis pode ser “A cidade mais solidária do mundo”

Votação aberta ao público é promovida pela ONG Turma do Bem, que está em mais de 10 países


Petrópolis poderá ser eleita a cidade mais solidária do mundo, no próximo dia 07 de novembro. A ONG Turma do Bem (TdB), responsável pelo programa Dentista do Bem, promove uma votação aberta ao público para descobrir qual a cidade mais engajada na construção de um mundo com mais sorrisos. A votação começou no dia 22 de setembro e termina na próxima sexta-feira (6).
Para votar, basta acessar o site tv.tdb.org.br, clicar em “Voto Popular” e escolher o coordenador regional da cidade de Petrópolis. Representam o município os dentistas Gustavo Holderbaun e Ana Caroline Amaral. O público vai conhecer o resultado da votação ao vivo, no sábado (7), a partir das 21h, através da TV TdB.

 “A maioria dos pacientes que atendemos são aqueles que realmente não possuem acesso a tratamento, com muitas dores e com vergonha até de se comunicar”, dentista Ana Caroline Amaral

O Dentista do Bem é o principal projeto da Organização Não-Governamental (ONG) Turma do Bem (TdB) e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seus próprios consultórios crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.


Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O Projeto Dentista do Bem conta com voluntários espalhados por todo o Brasil – nos 26 estados e Distrito Federal – e mais 13 países. O escritório da TdB faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto (o jovem beneficiado, sua família, a escola, o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.



Profissionais coordenam o projeto em Petrópolis

Os dentistas Gustavo Holderbaun e Ana Caroline Amaral são os coordenadores do projeto em Petrópolis. Gustavo contou que o Dentista do Bem iniciou há cerca de 13 anos, em São Paulo, com um profissional de odontologia que fazia palestras em escolas públicas e sentiu a necessidade muito grande que crianças tinham de receber tratamentos, e começou a atender algumas delas em seu próprio consultório. O dentista promoveu a ação com colegas e muitos começaram a repetir a atitude.
Em Petrópolis, são 32 dentistas fazendo o atendimento voluntário de crianças carentes nas próprias clínicas. Gustavo informou que, desde 2009, o projeto já realizou o atendimento de cerca de 500 crianças carentes. O interesse surgiu ainda durante sua graduação.

- Desde a época da faculdade, já conhecia a ONG e sempre quis fazer parte. Assim que montei meu consultório, participei de um congresso no Rio de Janeiro, encontrei com responsáveis pelo projeto e me cadastrei como coordenador. São 32 dentistas voluntários e estou completando três anos à frente da coordenação na cidade – contou Gustavo.

Para Ana Caroline, que é sócia de Gustavo, estes trabalhos têm sido importantes para atender quem não tem condições de procurar um tratamento completo e satisfatório.

- Esta ação é muito importante, pois esses adolescentes não possuem acesso a tratamento dentário e conseguem realizar estes procedimentos gratuitamente, principalmente os que estão próximo de entrar no mercado de trabalho, para que eles consigam ter acesso ao primeiro emprego. Muitas dessas crianças são encontradas em situação de saúde bocal precária – disse.

“Nós damos tratamento completo, aproveitando a especialidade de cada voluntário para atender às necessidades de cada paciente”, dentista Gustavo Holderbaun

O procedimento para inicio do processo é feito diretamente pelos coordenadores do programa. Eles conversam com diretores de escolas sobre a necessidade das crianças passarem pela triagem e, em seguida, as portas são abertas para que a equipe possa entrar nas instituições e fazer as triagens.

- Fazemos a triagem e mandamos as fichas para a central da ONG em São Paulo. Lá, selecionam quem mais precisa dos tratamentos e encaminham para os dentistas voluntários. Desta forma, o processo de escolha é totalmente sem vínculo entre a organização e os atendidos. Não temos poder de escolha sobre quais adolescentes serão tratados – comentou o dentista.

Os trabalhos realizados pela ONG em todo o mundo, inclusive pelos voluntários do Dentista do Bem, são custeados totalmente por recursos próprios, sem apoio do poder público. Está no estatuto da organização esta condição. Gustavo explicou que é um dos objetivos da Turma do Bem mostrar como os serviços similares prestados pelo governo são deficientes e não correspondem totalmente às necessidades das crianças.

- Nós damos tratamento completo, aproveitando a especialidade de cada voluntário para atender às necessidades de cada paciente. O Estado, nos trabalhos realizados em escolas, dá restauração, extração e, no máximo, limpeza – disse Gustavo.

- O Poder Público não consegue dar uma assistência totalmente satisfatória e nós tentamos mudar esta situação para que todos estes adolescentes possam ter um tratamento odontológico de qualidade. A maioria dos pacientes que atendemos são aqueles que realmente não possuem acesso a tratamento, com muitas dores e com vergonha até de se comunicar por conta do estado dos dentes – completou Ana Caroline.

Para o evento do próximo sábado, foram convidados os 400 melhores coordenadores do mundo. Estes são os que mais colocaram crianças na cadeira de dentista e que elaboraram outros projetos que elevem a solidariedade.

- Vai ser um congresso não voltado só para odontologia, mas também sobre trabalhos sociais, empreendedorismo, com palestras e as premiações – finalizou Ana Caroline.
Entre as votações, estão a que vai premiar o profissional da odontologia que mais trabalhou pela ONG, “O melhor dentista”, e a escolha popular que vai contemplar a cidade que mais se mobilizou para conquistar votos, entre 14 países, entre outras condecorações.
Os profissionais convidam todos a entrar no site, votar e colocar Petrópolis como “A Cidade mais Solidária do Mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário